Como Fazer Backup do Sistema Android com ROM Manager


Muitos amigos e visitantes do blog, perguntam depois de atualizado o sistema se tem como voltar para a versão anterior, ou recuperar os dados perdidos. Bom a resposta é sempre a mesma; "se você fez o Backup tem como sim". Agora com o ROM Manager você pode fazer suas atualizações sem problemas ou medo de algo de errado e queira voltar com o ROM que estava anteriormente ou com a versão anterior instalada no seu aparelho celular.

Este aplicativo Android é uma ferramenta de sistema e permite fazer backups completos do ROM do seu Android.


Este só funciona em equipamentos Android com Root.

Há várias razões para fazer um backup da Rom, o mais usual é para instalar uma nova Rom, oficial ou não e assim podemos repor o nosso equipamento como estava no momento anterior ao Backup.

Devemos lembrar que este tipo de procedimento implica sempre risco. Estas informações servem como guia e quem o usar será por sua conta e risco.

Desenvolvido pelo criador do Clockworkmod e da aplicação DeskSMS , apresentamos a aplicação ROM Manager , que agrupa todos os métodos necessários para a alteração da ROM, instala o Recovery, efetua o Backup da ROM atual como um Download/Instalação da nova ROM, sendo um excelente aplicativo recomendada para todos aqueles que pretendem tirar um maior partido do seu Android.

Neste tutorial iremos abordar as seguintes etapas: Alteração do Recovery que permitirá o backup e alteração da ROM, download de uma nova ROM e por último, a sua instalação.



Todas as operações aquando a utilização do ROM Manager deve ser feita com uma ligação a Internet ativa (Wireless vivamente recomendado).


Para a utilização do ROM Manager, é necessário que o equipamento esteja com Root feito e o Super User (Su) instalado e a funcionar. 


Abaixe no Google Play versão Free (ou se preferir abaixe por aqui versão Premium) e efetua a instalação do ROM Manager, como qualquer outra aplicativo.


Após a instalação concluída, abrimos então o aplicativo, sendo então apresentado o menu inicial.



O próximo passo será instalar um Recovery alternativo, neste caso o Clockworkmod, que servirá para todo o processo de alteração da ROM. Sendo assim, escolhemos a primeira opção “Flash Clockworkmod Recovery” , sendo de seguida mostrada a mensagem indicativa do modelo do equipamento: “ZTE Blade”,sendo solicitada permissão ROOT,que devemos conceder. Após essa permissão aguardados e será instalado o Clockworkmod Recovery.


Com a instalação do Clockworkmod Recovery concluída e antes da alteração da ROM, é recomendado efetuar um backup da atual, para caso algo corra errado ou não gostarmos da nova ROM, podemos regressar a antiga (funcional). Para isso escolhemos então a opção “Backup Current ROM” e o nome da pasta que será armazenado o conteúdo (no cartão SD).


Após isso o equipamento será reiniciado e o backup será efetuado. Após esse processo, o aparelho irá voltar a iniciar no sistema Android.

Voltando ao ROM Manager, vamos instalar a nossa Custom ROM. Podemos escolher de entre as várias disponíveis no blogue e ou utilizamos a opção “Download ROM” no ROM Manager. Caso seja feita a primeira escolha, efetuamos o download da mesma para o PC, fazemos a transferência para o SD Card utilizando o cabo USB e escolhemos a opção“Install ROM from SD Card”. Caso seja efetuado o Download através do ROM Manager, escolhemos a ROM e será feita a cópia diretamente para o cartão de memória.

Após o ponto anterior temos então o menu de instalação em que devemos escolher as opções conforme imagem.


Após escolhermos OK o equipamento será novamente reiniciado e a instalação da nova ROM será efetuada. Aguardem e após um novo “restart”, temos a nossa Custom ROM instalada.

Para ajudar encontramos na internet um vídeo mostrando o ROM Manager sendo utilizado, caso tenha alguma duvida de uma olhadinha no vídeo.



Se você gostou das informações contidas neste tutorial passo a passo você pode mostrar o seu agradecimento clicando no botão +1, ou Curtir ou em Tweet. Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

como fazer